Comunicação interna
Por Renato Martinelli – commktbra.blogspot.com
Esta é uma dúvida que paira nos corredores corporativos e extrapola os muros da empresa. O tema também tomou a pauta das redes sociais. Já participei de discussões a respeito deste assunto, e compartilho com vocês minha opinião.
Primeiramente, a resposta da questão dependerá da cultura organizacional, da estrutura e nível de reporte dos profissionais e foco no tema. Entendo que em pequenas e médias companhias o RH pode cuidar do próprio RH, da Segurança, da Comunicação, do Financeiro, etc. Às vezes, a estrutura enxuta não permite uma realidade diferente dessa. Para estes casos, desejo muita sorte.
No caso de empresas maiores, a coisa muda um pouco de figura. Por ser uma comunicação interna, e portanto, uma comunicação para funcionários, seria até óbvio que o RH fosse o responsável, ou que a Comunicação respondesse à área de Gestão de Pessoas. Porém, vejo alguns problemas (com conhecimento de causa).
1- A comunicação geralmente não é uma prioridade do RH, a não ser em tempos de pesquisa de clima;
2- Os profissionais de RH não tem bons conhecimentos em comunicação a ponto de discutir estratégias e ações;
3- Visão de RH em comunicação, que é limitada. Só querem tratar assuntos relacionados a pessoas, sem visão jornalística de canais de comunicação, etc.
O ideal mesmo é ter uma área só de Comunicação Corporativa, com acesso e reporte direto ao presidente / alta direção da companhia. E ao pessoal do RH, na boa e sem preconceitos, mas recomendo cursos e treinamentos na área de Comunicação. Com tempo e dedicação, muitos podem trabalhar melhor na área e/ou formar belas parcerias com a área de comunicação corporativa. Todos ganham, principalmente os