comunicação empresarial
Uma empresa renomada, com sólido destaque no mercado pela sua qualidade e profissionalismo, não foi bem administrada e está em plena crise. Apesar de sua tradição e de contar com confiança do público consumidor, tem vivenciado problemas financeiros: está muito endividada e corre sério risco de falir.
Empresa
Clínica Saúde Mais
Produto ou serviço por ela oferecido
Exames Laboratoriais;
Consultas: Clínica Médica e Pediatria;
Cirurgias em geral.
Dificuldades encontradas na gestão, que levaram aos problemas de ordem financeira
Falta de planejamento: Começamos a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.
Descontrole do fluxo de caixa: Muitos empresários se perdem quando o assunto é administração. A empresa não adotou um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro. Em empresas menores, uma simples planilha consegue resolver o problema. Já empresas maiores podem optar por aplicativos mais elaborados para fazer este controle. Além disso, é preciso ter o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos.
Falta de divulgação da marca: Nós esperávamos que o boca-a-boca garantisse o sucesso da empresa. Para um marketing mais eficiente, o empresário tem de entender o mercado que quer atingir, saber onde o público dele está e do que ele gosta. A partir destas informações, estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes.
Não se adaptar às necessidades do mercado: Os donos da clínica são resistentes às mudanças e fechados às novidades. É importante que o empreendedor sempre se mantenha antenado às tendências do seu ramo de atividade. Ler