Sistema de Informação
É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação são assuntos e ciências recorrentes na atualidade, a palavra "informação" é frequentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo. No tocante a este trabalho, propõem-se mostrar os conceitos básicos de dados, informações e conhecimento e apresentar a relação entre eles, além de conter também alguns exemplos com o intuito de clarear o entendimento. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. Já a informação é o significado produzido pelo agrupamento de dados, enquanto o conhecimento é a informação compreendida, tomada como verdadeira e guardada na memória para usos futuros dividido em quatro grupos distintos.
INTRODUÇÃO
Historicamente a definição de dados, informação e conhecimento sempre seguiram caminhos diferentes. Enquanto a informação era trabalhada pelas ciências exatas, sendo tratada como um conceito matemático para definir a comunição, o conhecimento sempre foi trabalhado filosoficamente pela filosofia, sociologia e ciências humanas em geral.
Contudo, Scotti (1999) nos lembra que a informação, neste final de século tem se constituído num instrumento imprescindível ao desenvolvimento social, político e econômico dos países. A informação e o conhecimento passam a constituir recursos econômicos fundamentais. Isto, aliado ao advento das tecnologias da informação, levou estes dois conceitos a se tornarem objeto de uma mesma área: a Ciência da Informação. Ou seja, o conceito de informação foi trazido para as ciências sociais e começou a ser trabalhado juntamente com o conceito de conhecimento. Neste universo, surge o termo dado, que passa a ser objeto de estudo também das Ciências