comunicação empresarial
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem apresentar o conceito que abrange comunicação nas empresas, onde serão abordadas formas de comunicação interna e externa, os principais elementos que podem prejudicar um processo comunicativo na organização.
Também serão relatados os processos de comunicação presentes nas empresas BRASKEM que atua na área da petroquímica e da CPFL Energia que atua na área de distribuição, geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, a diferença presente entre eles, a importância da comunicação no relacionamento interpessoal e sua importância para a sociedade.
1 a comunicação na empresa
A comunicação constitui em um processo de transferência ou transmissão de informações, onde o outro é conduzido à compreensão, podendo gerar vínculos interacionais, afetivos.
O processo comunicativo é composto de seis elementos essenciais: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto que são necessários pra que haja comunicação.
A linguagem também é um fator muito importante na comunicação entre os indivíduos, sem ela é impossível ocorrer uma interação social.
No meio empresarial Segundo Rego (1986, p.10): a comunicação deve ser pensada “[...] de maneira estratégica, como forma de impulsionar e assessorar a administração na conquista de melhores resultados”.
Ela reúne na empresa os investidores, colaboradores, funcionários, governos, imprensa, comunidades locais, promovendo uma interação constante com as diversas áreas da companhia, trabalhando juntos para preservar, reforçar e melhorar a imagem da empresa.
Nas microempresas o próprio dono ou um só profissional se encarrega de tudo, já nas macro empresas os serviços são divididos em áreas como publicidade, assessorias de imprensa e de relações públicas , tudo deve seguir normas e procedimentos específicos e