Otelo
Projeto desenvolvido como exigência parcial para a conclusão do Ensino Médio sob a orientação da professora Angelina Aparecida Davella Pires.
Santo André – SP. Setembro de 2012
Agradecemos primeiramente a Deus. Posteriormente a todos os integrantes do grupo e a Professora que orientou a execução do trabalho.
O trabalho retrata a análise da história de “Otelo” escrita entre 1602 e 1604 por William Shakespeare, inserindo temas como ciúmes, traição, preconceitos entre outros. Ressaltamos as ideias centrais da obra para maior compreensão da história. Analisamos todo o enredo da trama e a identificação de seus personagens. E descrevemos os pontos memoráveis da obra do autor que entre muitas fases de sua vida teve tantas inspirações para criar enredos tão belos. Ligamos aspectos da história aos tempos atuais para provar que temas tratados em Otelo de Shakespeare são vivenciados até os dias de hoje.
“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
William Shakespeare SUMÁRIO
1 – Introdução vii
2 – Entendimento viii e ix
3 – Personagens x
4 – Autores xi e xii
5 - Referências Bibliográficas..............................................................................xiii
5.1 Livros.......................................................................................................xiii
5.2 Sites da Internet......................................................................................xiii
1. Introdução
Otelo é uma obra de William Shakespeare escrita entre 1602 e 1604, e é baseada na novela “II Moro di Venezia”, do italiano Giraldi Cinthio. Aborda o tema do ciúme injustificado, a união de uma mulher branca com um negro, as críticas