Comunicação empresarial
SEGREDOS DA COMUNICAÇÃO ESCRITA
O que é escrever bem?
A primeira vista, devemos observar os seguintes pontos:
1) Obedecer às regras gramaticais, evitando erros de sintaxe, de pontuação, de ortografia etc.;
2) Procurar clareza, não utilizar palavras e frases de duplo sentido;
3) Agradar o leitor, usando expressões elegantes e fugindo do estilo muito seco.
Mas seguindo esses preceitos estaríamos resolvendo o problema de uma boa redação?
Pode-se ter certeza que não!
Para evitarmos confusões e tropeços que podem prejudicar a qualidade de uma redação, devemos conhecer os principais segredos da comunicação escrita, quais sejam:
1º - Mensagem errada resposta errada Para sabermos se a nossa mensagem está correta, temos de verificar se a resposta a essa mensagem está igualmente correta ou, melhor, se corresponde à ideia que tínhamos na cabeça e queríamos transmitir ao leitor.
2º - Mensagem correta resposta correta Na medida em que pode propiciar respostas necessárias à sobrevivência, é claro que a comunicação desempenha a sua função vital para o ser humano. Comunicar bem, ou escrever bem não é luxo, nem exibicionismo, nem ostentação esnobe de conhecimentos gramaticais. Escrever bem é uma questão de sobrevivência.
3º - Escrever bem persuadir A comunicação escrita deve conter alguns atrativos para motivar ou persuadir essas mesmas pessoas a colaborarem conosco. Por isso é que a comunicação escrita deve conter sempre alguns elementos persuasivos que suavizem a transmissão dos nossos pensamentos e provoquem a simpatia de nossos leitores. Conhecendo os segredos da comunicação escrita, podemos dizer que, para escrever bem, temos que atender a três funções básicas: produzir uma resposta, tornar o pensamento comum aos outros e persuadir.
Comunicação escrita eficaz