atps de quimica
Suas propriedades específicas fazem com que o alumínio seja utilizado em diferentes áreas da indústria, a maior parte da produção mundial de alumínio destina-se a indústria aeronáutica e automobilística, é utilizado também em cabos de transmissão de eletricidade e na fabricação do arame, seja como metal puro ou em ligas.
As ligas de alumínio apresentam características importantes, principalmente no que diz respeito a sua facilidade de manipulação, como consequência as ligas são amplamente empregadas na fabricação de parafusos, pregos, dobradiças etc. A tradicional liga do alumínio o duralumínio (conhecida também como alumínio-cobre-magnésio), pode ser endurecida por um tratamento estrutural sendo utilizada na fabricação de aviões e automóveis. O alumínio é empregado também na fabricação de latas em geral, panelas, placas solares e atende indústrias químicas, farmacêuticas e alimentícias.
Esse metal faz parte da composição de grande número de rochas e pedras preciosas; entre as primeiras cabe mencionar, os feldspatos, as micas, a turmalina, a bauxita e a criolita. Entre as pedras preciosas, aquelas que apresentam um maior teor de alumínio são o coríndon, as safiras e os rubis.
O alumínio é um metal leve e resistente à corrosão, não é tóxico como metal e não cria faíscas quando atritado. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É muito maleável, muito dúctil, apto para a mecanização e a fundição. É um ótimo condutor térmico e elétrico.
As embalagens de alumínio são bem mais leves que as feitas de aço e tem