comunicação de enfermagem
A comunicação humana é vital para a evolução do ser humano como pessoa e cidadão. Através da comunicação é que se constrói o conhecimento através da troca de informações, e por parte do desenvolvimento humano, que por consequência afeta todo tipo de ambiente onde há convivência entre pessoa.
A comunicação tem vários princípios e habilidades a serem adquiridas no processo comunicativo que é a comunicação verbal e a não verbal. A comunicação verbal é realizada através de palavras expressas tanto através da linguagem escrita como falada, e que a comunicação verbal ela deve ser bem clara e efetiva favorecendo uma boa relação entre o paciente e o profissional, o que é fundamental para a qualidade do cuidado. E a comunicação não verbal tem por finalidade das pessoas se comunicar por meio de palavras que são os movimentos corporais, de gestos, e de olhares. E para a comunicação ser bem efetiva, cabe o enfermeiro ter uma boa comunicação com o paciente pra trazer mais confiança, pois muitos pacientes possa transmitir medo, insegurança, dor, tristeza, ansiedade e angustias que pode ser observada pelo enfermeiro por isso que deve ter uma boa comunicação com os pacientes.
Tendo uma boa comunicação o profissional da saúde possa dobrar mais atenção assim trazendo como o serviço seja bem qualificado e cuidado do paciente seja bem praticado.
A comunicação enfermeiro paciente na maioria das vezes é uma melhor coisa que pode ser feito, pois pode ajudar muito principalmente servir como uma ajuda terapêutica. O enfermeiro ele deve saber que a comunicação deve ser usada em todas as ações com o paciente, ou seja, orientar e atender a todas as necessidades. Pois na maioria das vezes o paciente ele procura um enfermeiro que converse com ele e escute ele , só que nos como profissional não devemos ficar só conversando com o paciente, pois o nosso papel é dispensar tempo para conversar e mostrar que nos estamos é para mostrar