administração
As teorias organizacionais estudam o comportamento humano dentro das organizações
Aidon/Digital Vision/Getty Images
As teorias organizacionais estudam como as pessoas agem dentro das organizações, os princípios que guiam uma gestão de empresas bem sucedida e como as companhias interagem com as outras. As teorias abrangem muitos pontos de vista, focando em várias áreas como comunicação, economia, interações comerciais e sociais, psicologia individual e industrial, gestão e liderança. Os modelos contemporâneos de teoria organizacional focam em uma ou mais dessas disciplinas.
Outras pessoas estão lendo O que são teorias organizacionais? As cinco âncoras do comportamento organizacional
Ecologia das populações
Aidon/Digital Vision/Getty Images
O modelo de teoria organizacional da ecologia das populações foca nos impactos de mudanças dinâmicas de fenômenos relacionadas com o nascimento e a morte das empresas e as formas organizacionais. Esse estudo é feito por um longo período de tempo. A maioria das organizações tem estruturas estáticas que impedem a adaptação a mudanças. As companhias com modelos inflexíveis de organização são, então, mais suscetíveis a desmoronar e cessar a existência, ao passo que mais negócios novos e flexíveis, melhores adaptados à mudança, começarão a decolar. Na ecologia das populações, o sucesso depende, então, de uma habilidade intrínseca de adaptar-se em um ambiente de mudanças.
Dependência de recursos
Aidon/Digital Vision/Getty Images
O modelo da dependência de recursos examina a influência do poder na relação do intercâmbio de recursos. Nessa teoria, o sucesso organizacional acontece quando a empresa maximiza o poder e influencia em obter os recursos necessários para a sobrevivência dos negócios. Nesse modelo de teoria, as empresas que estão com escassez de recursos procurarão tornarem-se aliadas de outras companhias que têm mais recursos. A relação de dependência