Comunicação Corporativa
“O objetivo dos estrategistas de comunicação é a construção de uma imagem competitiva (…) A imagem só é competitiva se ela der resultados concretos para a empresa, como preferência de clientes e consumidores, crescer renda e lucro, atrair bons profissionais, aumentar o nível de tolerância da opinião pública (…) Se a imagem da empresa puder traduzir nestes resultados, ela gera vantagem competitiva (…) O elemento que sustenta esta estrutura chama-se CREDIBILIDADE” - Imagem Empresarial e Comunicação Integrada, por Roberto Castro Neves
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos com o advento de inúmeras tecnologias de informação e comunicação, além da globalização, inúmeras marcas locais se tornaram globais e outras muitas surgiram em diversos seguimentos comerciais. Empresas de pequeno, médio e grande porte foram demarcando território em um campo onde o prêmio é conquistar o consumidor.
Há alguns anos atrás, o consumidor final não era tão bem informado e preocupado com a marca que comprava. A venda era realizada de forma muito mais simples, muitas vezes sem nenhuma ferramenta que não o próprio vendedor ou o boca a boca. Porém, atualmente é necessário muito mais que um produto para atrair o público, é necessário ter valores e agir de acordo com sua proposta, além de ouvir o consumidor e faze-lo sentir-se parte da marca. Mas não só o consumidor final ganhou espaço, o público interno também deve estar alinhado com os ideais da corporação e ser cada vez mais estimulado e ouvido.
Para sanar estes pontos e alguns outros que serão expostos no próximo tópico, a Comunicação Corporativa é a peça-chave.
DESENVOLVIMENTO
O papel da comunicação corporativa é o gerenciamento da imagem de uma empresa, através da propaganda corporativa positiva, comunicação interna, relações com a mídia e responsabilidade social.Sãotambém encargos da área, o gerenciamento de crises de imagem e relações com governo e investidores.
O trabalho da comunicação