Comunicacao Corporativa
A sofisticação dos sistemas de gestão empresarial, introduzidos nas últimas décadas, criou um personagem que ainda gravita entre o sólido e o insólito: o consultor de comunicação corporativa. Trata-se de um profissional que vem aprendendo com os próprios erros, uma vez que nem as faculdades de comunicação conseguiram, ainda, decifrar o enigma que representa essa área no completo da comunicação.
Talvez o maior desafio desse profissional seja operacionalizar os instrumentos para estabelecer fluxos de informações eficientes com os mais variados tipos de públicos a que as empresas estão vinculadas ou devem responder: governo, clientes, fornecedores, imprensa, etc. Dispensável dizer que cada um desses públicos mantêm performances e requerem ações totalmente adversas uns dos outros. Nesse momento, entra em cena a cultura da empresa e nem sempre as ferramentas mais técnicas serão as adotadas. O consultor de comunicação tem de planejar bem suas ações.
Uma organização que não tem por hábito ou estratégia estreitos com a imprensa, por exemplo, pode cometer deslizes imperdoáveis, capazes de macular uma imagem, simplesmente por falta de informação de como as coisas acontecem em cada segmento. O bom senso determina que a comunicação empresarial seja tratada como aspecto estratégico de toda a empresa ou organização que deseje se posicionar de forma positiva no mercado. Aquelas que tiverem uma comunicação bem dirigida para cada um de seus públicos estarão um passo à frente de seus concorrentes. Isso vale para qualquer segmento.
Fonte
DESTRO, Silvana. Comunicação corporativa. Disponível em: <http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2000/CLIPPING2000-09.htm>. Acesso em: 29 mar. 2007.