3456789655

421 palavras 2 páginas
Análise dos Modelos de Processo de Decisão Política

Como podemos observar existem três modelos que ajudam o ator político no processo da decisão política, cada qual tem suas peculiaridades, e direciona para um objetivo. Como proposto, devemos fazer um relato de qual modelo é o mais apropriado para a realidade brasileira. Partindo desse ponto encontramos os modelos: Política Racional, Política Organizacional e Política Burocrática, de posse de informações dos três modelos conclui-se que o Modelo de Política Burocrática é a mais apropriada para a realidade brasileira, baseada nos conceitos abaixo descritos.
Cada modelo adotado pelos atores procura sempre uma solução, que seja a mais perfeita possível para a resolução de um problema. Neste contexto o Modelo Político Burocrático se sobre sai sobe os demais, pois o mesmo ignora a racionalidade linear de política específica proposta por outros modelos, e parte da premissa onde reconhece os interesses dos diversos atores envolvidos.
Este modelo também ajuda na percepção e interpretação de uma decisão, onde a qual parecia pouco coerente e poderia causar alguma avaria, passa a se tornar um elemento de barganha, em uma outra situação política.
Neste modelo também passamos a identificar e definir quais os atores e quais os recursos que cada um possui para que o interesse de cada envolvido possa ser concretizado, fazendo com que muitos passem a procurar alianças, usando de estratégias e recursos, para que no final o objetivo final almejado por cada ator seja alcançado.
Neste contexto de chegar ao final e concretizar o seu objetivo de cada ator, surge além das alianças o envolvimento de outras unidades institucionais e coletivas, o que admite a participação de diversos outros atores como:
Atores Organizacionais – os quais defendem os interesses da instituição, usando da força que possuem para defender seus interesse;
Atores Coletivos – em defesa dos interesses coletivos;
Atores Institucionais ou individuais,

Relacionados