COMUNICACAO CORPORATIVA
DISCIPLINA COM 1011 – SEMINÁRIOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO
TEMA: COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
PROFESSORA: MARILENE LOPES Data: 03/05/13
Mariana Hage Borges
Turma: 9h-11h
QUESTÃO
A qualidade de produtos transformou-se em “commodities”, e já é algo que está implícito no inconsciente coletivo de todos nós. Além do produto, e/ou dos serviços, as empresas de sucesso seguem o conceito do TBL - responsabilidade social, ambiental e a sustentabilidade empresarial.
Hoje, época de internet interativa através das mídias sociais, blogs e redes sociais, o que difere uma marca concorrente de outra não está mais relacionado ao seu produto, mas à sua imagem e reputação corporativa, obtida através dos relacionamentos estabelecidos com os seus principais “stakeholders”.
COMENTE AS AFIRMAÇÕES ACIMA.
A base de sustentação de qualquer empresa é a qualidade. Hoje, o conceito de qualidade é mais abrangente, não está mais apenas ligado ao valor agregado, mas também à prevenção, ao atendimento ao cliente. A partir dessa qualidade, a comunicação bem feita de um produto/serviço de uma empresa gera uma boa imagem da marca. Uma das possibilidades de se analisar a reputação e imagem de uma empresa é a partir das relações que se estabelecem. Essa reputação está nas mãos dos steakholders (público de interesse na empresa, o público interno e externo da empresa que podem influenciar decisões de marketing e ser influenciados por elas: funcionários, acionistas, público em geral), já que não existe uma comunicação bem feita se essa comunicação não for integrada(institucional, interna e de marketing), é preciso ter uma visão sistêmica. Além disso, essa comunicação precisa gerar credibilidade. A boa reputação da marca depende do relacionamento com os stakeholders. A comunicação corporativa é o processo por meio do qual os stakeholders percebem a identidade, a imagem e a