Comunicação Comportamento Organizacional
2012/2013
Faro, 10 de Dezembro de 2012
Índice
Índice de tabelas
Índice de figuras
Figura 1 - O Modelo do processo de comunicação………. .13
Figura 2 - Três Redes Comuns de Pequenos Grupos…………………………………………..16
Figura 3 - Hierarquia da Riqueza dos Canais……………………………………………...…….17
“Eu não disse que não disse.
Eu disse que não disse que eu disse.
Quero deixar isso bem claro.”
G. Romney
RESUMO
Visto a crescente importância que a Comunicação tem vindo a ter nas empresas, este grupo decidiu elaborar o trabalho baseando-se nesse tema.
Ponto-chave para estabelecer uma ligação unificadora entre os colaboradores da empresa, que trabalham para um mesmo objectivo, permitindo também a unificação, tanto internamente, como externamente com o mercado e a comunidade envolvente.
Ao longo deste trabalho, demonstraremos a importância do tema no sucesso das empresas e de modo a termos uma ideia mais aprofundada, levamos a cabo um estudo da empresa Caetano Auto, S.A. (Algarve), tendo nesse estudo caracterizado o seu processo de comunicação interna.
INTRODUÇÃO
Não é possível conceber a vida do ser humano sem existir comunicação, esta está presente em todas as situações humanas, individuais, grupais ou organizacionais. É um processo muito antigo que poderá apresentar um maior ou menor grau de complexidade embora nunca o perca na totalidade.
É de extrema importância que se compreenda que sem comunicação torna-se impossível a liderança, a gestão, a coordenação, a motivação, ou qualquer tipo de relacionamento entre as pessoas. Segundo Robbins (1992), o ser humano tem uma taxa média de comunicação na ordem dos 70% do seu tempo, o que torna este processo num dos mais determinantes no funcionamento e sucesso pessoal e organizacional.
No nosso dia-a-dia percebemos que muitos empresários e pessoas com responsabilidades