COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
2716 palavras
11 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL – VALPARAISOADMINISTRAÇÃO – 1° B
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA – VALPARAISO
COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS – 1ª. e 2ª. ETAPAS
VALPARAÍSO DE GOIAS
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA – VALPARAISO
ACADÊMICOS:
COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Comunicação e Comportamento Organizacional, do curso de Administração, turno noturno, turma: 1° B da Universidade Anhanguera ministrado pela professora Marta.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
LIDERANÇA, MAIÊUTICA E VISÃO SISTÊMICA 5
1. Liderança 5
2. Maiêutica 6
3. Visão sistêmica 7
QUESTÕES 7
ANÁLISE 9
1. Teoria dos Traços 9
2. Teoria Psicodinâmica 9
3. Teoria Humanista 10
4. Teoria da Abordagem Integrativa 10
Tabela para de análise do quadro de funcionários das lojas Casa Ceará 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
O estudo da liderança mostra várias etapas. A teoria dos traços originou-se de pesquisas disponíveis a respeito de liderança dentro dos períodos compreendidos entre 1904-1948. O tema da liderança tem uma grande influencia tanto para aqueles que lideram como para aqueles que são liderados. Por isso, que o tema "liderança" traz diversos conceitos aparentemente diferentes para diferentes pessoas.
Os pesquisadores passam, assim, a definir liderança partindo de uma perspectiva individual, ressaltando aquele aspecto do fenômeno que lhes pareçam mais significativos.
A liderança tem sido também estudada como um processo de interação que envolve trocas sociais. Em troca, os membros do grupo devolverão ao líder seu reconhecimento e aceitação como forma de lhe conferir a autoridade para dirigir pessoas. Segundo Richards: “No fórum especifico para discutir mudanças a recomendação é que o líder tem o papel de ganhar guerras ou de solucionar os problemas procurando um meio de motivação para que os seus colaboradores estejam no mesmo foco que o líder, foco esse de crescer