Comunicação e comportamento organizacional
Esse trabalho tem por objetivo falar um pouco das abordagens educacionais que são importantes para o entendimento de comportamento organizacional. Serão identificados os autores de cada teoria e será feito um breve resumo crítico de cada abordagem.
Esse estudo possibilitará uma melhor compreensão, com embasamento teórico, do comportamento de organizações, sejam elas públicas ou privadas.
Com base em nosso PLT que tem por título Comunicação e Comportamento Organizacional, será explorado o Hexagrama, formado por seis teorias e seus respectivos autores, sendo estas: Educação e Conhecimento Útil (Alfred North Whitehead), Inteligências Múltiplas (Woward Gardner), Educação Crítica (Paulo Freire), Aprendizagem Organizacional (Peter Senge), Inteligência Emocional (Daniel Goleman) e Maiêutica (Sócrates).
Vejamos a seguir um pouco desses autores e suas teorias.
# COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Comportamento Organizacional é todo e qualquer comportamento/atitude que o indivíduo possui dentro da organização, visto que a organização nada mais é do que as pessoas que nelas operam. Então para se ter um ambiente de trabalho saudável e bem sucedido, precisa que seus componentes estão se sentindo felizes fazendo o que fazem. # A EDUCAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO “A educação é a aquisição da arte da utilização do conhecimento.” Whitehead afirmava que esta arte é algo difícil de comunicar. Sempre que um texto de real valor é escrito, dizia ele, podemos ter certeza que algum revisor irá dizer que é muito difícil de ensinar a partir do mesmo. Continuava ele, textualmente: “É claro que será difícil! Se fosse fácil, o livro deveria ser queimado...”.
Whitehead, nos mostra que adquirir conhecimento não é uma tarefa fácil, mas de uma riqueza inexorável. As melhores coisas nunca são muito fáceis, mas a meu ver, isso dá a graça, os sacrifícios sempre valem a pena e dão um valor maior ao final de tudo. Como já dizia o ditado “tudo que vem