Comunicação como ferramenta de poder
ATIVIDADE: Resenha Crítica
TEXTO: Comunicação, Poder e Cultura Organizacional.
AUTORA: Sidinéia Gomes Freitas - Professora da Universidade de São Paulo.
Comunicação Como Ferramenta de Poder
Sideneia Gomes Freitas, Professora da Universidade de São Paulo, no texto “Comunicação, Poder e Cultura Organizacional” nos apresenta vários questionamentos a respeito da correlação desses três elementos, dentro da sociedade, mas principalmente nas organizações.
“Poder é uma forma de comunicação que tem códigos, sinais, símbolos, rituais que comunicam” assim afirma. Fazer um bom trabalho é garantia de sucesso profissional? Nos lança a pergunta, e relata que analisou sua própria trajetória em busca de respostas. Analisou a comunicação como instrumento de poder, sendo a relação entre as pessoas relações de poder.
Menciona Alvin Toffler, que apontou três fontes para o poder no mundo moderno, sendo elas: Capital, Lei e Conhecimento, Informação. Este último, fazendo uma análise do todo, no texto da autora, o mais importante.
As organizações estão cada vez mais em sintonia com o mundo, através dos avanços tecnológicos, mais informação em diversas formas e de forma imediata. Como fica o indivíduo com todas essas mudanças, já que grande parte do dia a dia está dentro das organizações, que nem sempre possuem um administrador/gestor que comunicam de forma eficiente. A ineficaz comunicação, sem perceber as mensagens que os indivíduos estão demonstrando, dificulta a relação de poder dentro da organização, acontecendo muitas vezes à perda do recurso humano. Os exemplos expostos por Sidinéia embasam sua teoria geral, fazendo entender à ideia principal do texto.
Coloca ainda, que a cultura organizacional tem relação direta com a comunicação como fonte de poder. Afirma que analisando as culturas, consolidam-se as relações de poder. Não há uma única cultura, já que os valores são compartilhados de diferentes formas.
Novamente, apresenta os elementos para analise dos