O Realismo Aristotélico
1-Quais são as principais críticas que Aristóteles faz a Platão?
R: As suas críticas são voltadas à Teoria das Idéias, onde ele a rejeita alegando que ela não explica o movimento dos entes materiais, ordenado e harmonioso, criando mais dificuldades do que resoluções.
2-Segundo Aristóteles, conhecer é conhecer pelas causas. Diante do exposto, aponte e explique a teoria das causas de Aristóteles?
R: Segundo Aristóteles a Filosofia deve ser capaz de enunciar as causas do Ser, uma vez que só conhecemos verdadeiramente alguma coisa quando acreditamos conhecer sua causa primeira.
Aristóteles enuncia quatro causas ou razões em vista das quais se pode dizer que um ser é. São elas: a causa material: a matéria de que alguma coisa é feita e que, por si mesma, não possui nenhuma determinação, sendo pura disponibilidade;
A forma ou qüididade: isto que o ser é, ou ainda o conjunto de determinações que permitem identificá-lo ou defini-lo; o motor: o princípio do movimento ou causa eficiente, aquele que dá origem ao processo de constituição do ser;
O fim a que se destina, e que coincide sempre com a própria perfeição do ser.
3-Explique os conceitos de Ato e Potência?
R: Para Aristóteles a forma que se realiza o movimento é denominada Ato, isto é, o fato de uma coisa existir em realidade e não da forma como dizemos. A matéria, enquanto disponibilidade para receber tais determinações formais, é chamada potência.
4-Explique o sentido da afirmação: a virtude é um hábito
R: A afirmação se faz no sentido de que a virtude aparece com uma justa medida, ou seja, uma medida determinada por ordem natural e pelos fins que a sobre-determinam, um meio-termo que não está próximo de nenhum extremo. Algo como a moderação.