empreendedorismo
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de um gestor, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas das concorrências, do cliente e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos sem situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, eficiência e eficácia, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que deparamos nas organizações. Os Administradores têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade. O comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situações para entender as relações de causa e efeito.
Definição de comportamento Organizacional
Comportamento é a relação do indivíduo com o seu mundo; nessa relação o indivíduo modifica o seu ambiente e é modificado por ele, é uma relação de interação, entre o indivíduo e o ambiente do qual ele participa.
Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano dentro de uma organização, analisando as suas atitudes e ações, no intuito de alcançar uma melhor produtividade para a empresa melhorando o desempenho do seu funcionário, possibilitando maior satisfação para