Relatos diferentes, uma narrativa
1 INTRODUÇÃO
A comunicação é imprescindível a qualquer organização social. O sistema organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nele existente, que permitirá sua realimentação e sua sobrevivência. A comunicação é um elemento vital no processo das funções administrativas, sendo também necessária para traduzir o propósito em termos da ação concreta necessária para realizá-lo: o que, quando e onde fazer.
Para haver o sucesso organizacional é necessária uma constante revisão das metas de comunicação. Empresas que investem em comunicação possuem a capacidade de gerar vantagem competitiva e gestão em fase de crises, motivando por meio de informações relevantes, a capacidade de superação de todos os profissionais de uma empresa.
De maneira prática, a comunicação organizacional é uma expressão e leitura de uma cultura organizacional referente a elementos externos (sociedade e mercado) e interno (ambiente laboral e organizacional). Sobretudo, pretende sempre atualizar e reforçar a imagem corporativa perante o público, concorrentes e mercado. Mas o grande objetivo da comunicação organizacional é também com o seu público interno, que possui um estilo de informação de sentido mais administrativo e gerencial desempenhando funções ligadas ao planejamento estratégico e pesquisas de opiniões.
Para a Teoria das Relações Humanas, comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação e constituir um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.
Tanto a comunicação do dia a dia quanto a comunicação organizacional requer um código para formular uma mensagem e enviá-la na forma de sinal (como ondas sonoras, letras impressas, símbolos), por meio de um canal (ar, fios, papel) a um receptor da mensagem que decodifica e