Comunicaçoes
11º ano de escolaridade
Componente de Física
Componente de Física
2.2 Comunicação a longa distância
A luz tem um comportamento dual.
Comporta-se como um fluxo de partículas, os fotões, “pacotes” de energia quantizada,
i.e., quanta, em que a energia transportada por uma radiação, ou seja, pelos fotões que a compõem, é directamente proporcional à sua frequência, E = h f , em que h é a constante de Planck.
Comporta-se como uma onda também dado que experimenta os fenómenos de reflexão, difusão, refracção e difracção, fenómenos de natureza ondulatória.
Então, como podemos definir o que é a luz?
Podemos dizer que a luz é a propagação de uma perturbação periódica de um campo eléctrico e um campo magnético, transversalmente no espaço, pois estes campos, para além de serem perpendiculares entre si, são perpendiculares à direcção de propagação.
Fig. 1 – Representação esquemática de uma onda electromagnética
A velocidade de propagação da luz no vazio ronda os 3,0 × 108 m / s , valor aproximado também para a propagação no ar, mas em meios materiais esse valor é menor.
2.2.1 Transmissão de informação
A luz, como radiação electromagnética que é, não necessita de suporte material para se propagar; por isso as ondas electromagnéticas são utilizadas para a transmissão de informação a longas distâncias. No ar, apresentam a vantagem de serem pouco absorvidas durante a sua propagação neste meio, ao contrário de uma onda sonora em que, por mais intensa que seja a perturbação que a originou, uma parte da sua energia
Paulo José Santos Carriço Portugal
Página 1 de 17
Disciplina de Física e Química A
11º ano de escolaridade
Componente de Física
vai sendo absorvida durante a propagação, correspondendo uma diminuição da sua intensidade. Foi o físico escocês James Clerk Maxwell quem, em 1864, no seguimento dos trabalhos desenvolvidos por Ampere, Oested e Faraday, desenvolveu um conjunto de equações