COMUNICAÇAO EMPRESARIAL
COMUNICACAÇÃO EMPRESARIAL – CEMP
Conceitos:
A comunicação empresarial (CEMP) caracteriza-se, como a soma de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda promoções, pesquisa, endomarketing e marketing. O público, ao qual se destina, pó ser divido em externo e interno. a- O externo é formado pela sociedade de uma maneira geral: o governo, os políticos, os formadores de opinião e os consumidores; b- O interno é formado pelos colaboradores da empresa: funcionário, fornecedores e parceiros.
Seu caráter multidisciplinar, observa-se uma complexidade e a geração de dúvidas, como por exemplo: qual é o limite das atividades de CEMP?
Para responder a essa pergunta é importante observar que as atividades de CEMP deixaram de ser isoladas e pontuais para se relacionarem com praticamente todas as outras atividades da empresa. Esta mudança deve-se à necessidade de acompanhar as transformações tecnológicas e culturais, associadas ao aumento da complexidade dos produtos e, consequentemente, da importância deste cotidiano.
Além disso, as empresas deixaram de atuar somente na área econômica através da produção. Sua atuação foi expandida para o âmbito político, cultural e social. Um exemplo disso é o patrocínio de eventos esportivos, artísticos, etc.
Objetivo
É fundamental que as atividades de CEMP sejam articuladas com o planejamento estratégico da empresa. Dentre seus objetivos destacam-se: a- Construção da imagem institucional da empresa; b- Adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no mercado; c- Atender as exigências dos consumidores mais conscientes de seus direitos; d- Defender interesses junto ao governo e aos políticos (lobby); e- Encaminhar questões sindicais e