conceitos centrais de gestão organizacional
É o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. É a forma em que as atividades são divididas, organizadas e coordenadas.
A estrutura de uma empresa está diretamente ligada a sua estratégia. Inclui aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Segundo Chiavenato (1936), “A estrutura organizacional é um meio de que se serve a organização para atingir eficientemente seus objetivos”.
Tipos de estrutura organizacional
Estrutura organizacional vertical
Uma estrutura organizacional vertical funciona com base em uma cadeia de comando que começa pelo presidente da empresa e vai até os departamentos mais baixos. Ela define a hierarquia entre as pessoas e o que elas controlam. Uma desvantagem deste tipo de estrutura é que ela tende a ser burocrática e não estimula a comunicação entre as pessoas de níveis diferentes. Este tipo de organização se destaca por agilizar a tomada de decisões e favorecer a coordenação das atividades da empresa.
Estrutura organizacional horizontal
Uma estrutura horizontal agrupa as pessoas com base em suas habilidades e funções. Ela pode agrupar aqueles que trabalham juntos em um departamento específico ou os que trabalham em uma determinada área, como finanças ou marketing. Uma vantagem deste tipo de hierarquia é que estimula a comunicação entre os empregados e também facilita a propagação do conhecimento. A desvantagem é que conforme a empresa cresce, pode faltar integração entre as diferentes funções ou departamentos.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens
Empresas verticalmente estruturadas têm padrões uniformes e excel em designar tarefas aos funcionários ou departamentos. Geralmente, os gestores têm um tempo mais fácil gestão de organizações verticais. O pessoal em uma organização vertical tem papéis bem definidos e responsabilidades. Este modelo centralizado incentiva eficiência, promove a