Alpes
Ano: 2011
Diretor: Yorgos Lanthimos.
Roteiro: Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou.
Elenco Principal: Stavros Psyllakis, Aris Servetalis, Johnny Vekris, Ariane Labed, Aggeliki Papoulia, Erifili Stefanidou.
Gênero: Drama.
Nacionalidade: Grécia.
ALPES (2011) - LANTHIMOS
Um filme tão excêntrico como esse não poderia deixar de ser reconhecido. Lanthimos transita no vazio humano, entre razões sociais e psicológicas.
“Alpes” têm como protagonista a enfermeira intrepretada por Aggeliki Papoulia que após ver de perto a morte de uma jovem tenista, ela entra para o pequeno grupo Alps, que oferece um serviço incomum: após a morte de alguém, algum membro da equipe assume o papel do falecido na esperança de amenizar a dor dos parentes. Através de gestos, ações e outros pequenos detalhes, convive com a família por um tempo. Enquanto assumem essas identidades, os integrantes lidam com a sua própria crise emocional e de identidade. O nome do grupo não é nada mais que uma metáfora, já que os Alpes são insubstituíveis, mas semelhantes.
Outros personagens incluem um paramédico, uma ginasta e seu técnico. Com um tom beirando a comédia de absurdo, e outro explorando bem a sensibilidade aflorada (e escondida) de seus protagonistas, por mais que cause um estranhamento, tem sucesso em estabelecer um contato forte entre o espectador e o público. As cenas cômicas ao exagero tiram um pouco a seriedade do filme, mas que acaba fazendo sentido com o conjunto de personagens disfuncionais.
O autor nos faz pensar não somente sobre a vida e a morte, a solidão, o desespero, mas também sobre o medo da rejeição, incapacidade de adaptar-se a vida e suas reviravoltas. A abordagem do filme vai além, onde é possível notar que é muito fácil querer reviver momentos felizes de nossas vidas, mas não ser totalmente possível. E como é muito difícil viver duas vidas, a real e a dos outros, se perdendo no meio das personalidades.
O publico mais seleto, com certeza se