A educação a distância no Brasil
CURITIBA – PR
MARÇO 2012
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
CURITIBA – PR
MARÇO 2012
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: ATRAVESSANDO E FORMANDO DESAFIOS
Com o grande crescimento dos meios tecnológicos de softwares, da Internet, com a evolução da comunicação e do potencial das redes em atuar no processo de globalização e fornecimento de informação para profissionais de várias áreas de atuação, o interesse nos computadores e à suas influências na sociedade cresceram de forma acentuada. Dessa maneira, torna-se importante refletir sobre o impacto da utilização da rede mundial de computadores na atuação dos profissionais da área da Educação e repensar sobre os tópicos presentes no contexto diário dentro da “sala de aula” e/ou nos domicílios, onde os profissionais e alunos usufruem amplamente de meios tecnológicos. A formação desses profissionais é um tópico a ser refletido e a adequada incorporação das novas tecnologias computacionais, seja na sua vida prática ou na sua.
O meio educacional como um todo, sofre com as diversas influências, não apenas de uma sociedade moderna e pós-moderna, mas também de políticas educacionais que divergem entre si de governo a governo.
Assim, neste contexto, a educação a distância, no Brasil e no mundo atual, vem se adaptando e passando por variadas e novas perspectivas em seu âmbito metodológico, em decorrência de exigências de mudanças que sejam inclusivas e qualitativas.
A educação a distância surgiu em nosso país, surgiu como uma nova forma de suprir a demanda de vagas nas várias áreas do ensino superior, principalmente na formação e aperfeiçoamento de professores. A democratização do acesso ao ensino público e particular, além da qualidade no ensino são premissas que compõem o discurso político-educacional atual.
Nos dias atuais,