Amantes da Ópera
Um outro livro foi "A poltrona assombrada": Leroux ataca os membros da Academia Francesaretratando-os como analfabetos que obtinham sucesso e uma cadeira de imortal. Após a morte de um académico cada candidacto à vaga morria de modo aparentemente natural, mas depois revela que as mortes são causadas em prol de um cientista "maligno".
Em 1908 o escritor muda-se para Nice. Aí começou seu acervo, entre outubro desse ano a julho de 1911, escreveu cinco romances. Entre eles destacou-se "A Rainha do Sabá", de terror. Um facto curioso é que ele começou a disparar tiros da sua varanda cada vez que terminava um livro, portanto conclui-se que foram muitos tiros.
Foi o a obra O Fantasma da Ópera que o tornou imortal, tendo sido publicada em 1911. Curiosamente, nas primeiras semanas foi ignorada pelo público. A obra foi escrita depois de Leroux ter visitado a Ópera de Paris e ter conhecido o seu lago subterrâneo, que realmente existe, e quase se perder nolabirinto de portas e escadas que é esseteatro.
Em 1896, houve um acidente com olustre da Ópera de Paris que caiu sobre a plateia lotada. Ao que parece, foi obra de um militante anarquista que colocou uma bomba no lustre. Juntando à esses ingredientes uma boa dose de imaginação, Leroux criou sua