Gestão Ambiental
Joyce Bello Fraga
Juliana Galvão Ferreira
Volta Redonda
Dezembro/2013
Gestão Ambiental
Gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.
Os principais métodos e objetivos da gestão ambiental são fazer o uso de recursos naturais de forma racional, aplicar métodos que visem a manutenção da biodiversidade, adotar sistemas de reciclagem de resíduos sólidos, utilização sustentável de recursos naturais, tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais, criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental, Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental, treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa e a criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios entre outros (recolhimento e tratamento de pneus usados).
A adoção de gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.
Sistema de gestão ambiental e certificação
Um sistema de Gestão Ambiental tem como benefícios:
Redução de riscos de acidentes, de sanções legais, etc.;
Aumento da qualidade dos produtos, serviços e processos;
Economia ou redução do consumo de matérias-primas, água e energia;
Captação de novos clientes;
Melhora da imagem;
Melhora dos