Comunica o Efetiva
Brasília, 04 de dezembro de 2013
Introdução
Este trabalho tem por objetivo, apresentar a análise de pesquisas realizadas sobre a importância de saber se comunicar, de acordo com o ponto de vista profissional e empresarial.
A Importância de Saber se Comunicar
Dentre as competências mais importantes exigidas pelo mercado de trabalho, a comunicação é um fator decisivo para se obter uma carreira de sucesso. Comunicar-se efetivamente é impressindível a todo ser humano em qualquer situação. Aprimorar continuamente essa habilidade, garante a qualquer pessoa maiores oportunidades de ser contratada por grandes empresas, uma vez que estas, procuram sempre profissionais com a capacidade de se comunicar bem.
A comunicação efetiva compreende o domínio das ferramentas de comunicação (Linguagem oral, escrita e expressão corporal) para se relacionar, expressar ideias claras, falar em público, saber dar feedbacks, fazer réplicas e esclarecer dúvidas.
A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, utilizando para isto, sistemas e símbolos como suporte. Ela está dividida em dois tipos: a Comunicação Verbal (expressão do pensamento através de palávras ou do que está escrito.) e a Comunicação Não Verbal (gestos, postura, olhar, expressão do rosto, o que fazemos e etc).
Esta Inteligência Social (IS) é uma combinação entre a sensibilidade e as necessidades e interesses alheios, sendo chamada por vezes de radar social: uma atitude de generosidade e consideração, além de um jogo de habilidades práticas para ter êxito ao interagir com as pessoas em quaisquer circunstâncias.
Em todo relacionamento é essencial a comunicação e algumas fases dela precisam ser seguidas para melhorar os resultados nas empresas.
Siga os cinco estágios da comunicação:
- Estágio 1- Comunicação Básica: Neste estágio está os cumprimentos, a conversação formal e também superficial. Esse nível é executado por todo mundo, quando entramos na empresa