AREIA DE FUNDIÇÃO
FUNDIÇÃO NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO
João P. D. Avrella
Aluno do Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ, joaoavrella@hotmail.com Geisiele Ghisleni
Aluno do Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ, bolsista PET/SeSu, ghisleni.geisi@gmail.com Nicole D. Callai
Aluno do Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ, nicole.callai@hotmail.com Diorges C. Lopes
Professor Mestre do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, Orientador, diorges.lopes@unijui.edu.br Resumo: O aumento da geração de resíduos sólidos vem crescendo gradativamente, tendo como preocupação a sua correta destinação final, como por exemplo, as areias residuais ou areias descartadas de fundição. A pesquisa objetiva uma nova destinação destes resíduos, na reutilização em blocos de concreto. A metodologia da pesquisa inicia-se com determinação das amostras em, referência (apenas mistura natural), e as, com 10%, 20% e 30% de areia de fundição, em substituição total da granilha. Na analise destas misturas, foram realizados os ensaios de absorção de água, conforme NBR 12118 (2010) e NBR 6136
(2007), e o ensaio de resistência à compressão conforme preconizam as NBR
12118 (2010) e NBR 6136 (2007), nas idades de 7 e 28 dias. Com os resultados obtidos foi possível analisar, que conforme a idade for avançando, a porcentagem de absorção nos blocos ocorreu uma redução e, na resistência à compressão um aumento.
Palavras-chave: Blocos
Resíduos. Sustentabilidade.
1.
de
concreto.
INTRODUÇÃO
O aumento da geração de resíduos sólidos vem crescendo gradativamente, segundo a Associação Brasileira de Fundição
(ABIFA) no ano de 2007, a utilização de areia de fundição alcançou três milhões de toneladas. Atualmente, o envio e a disposição das areias descartadas de fundição em aterros industriais constituemse a única solução legalmente estabelecida.
Neste contexto, o objetivo deste estudo delimita-se em proporcionar nova opção de
destino