Relat Rio Determina O Da Entalpia De Uma Rea O
1.INTRODUÇÃO
Entalpia, por vezes referida como entalpia absoluta, é uma grandeza física definida no âmbito da termodinâmica clássica de forma que esta meça a máxima energia de um sistema termodinâmico, teoricamente passível de ser deste removida na forma de calor. À pressão constante as variações de entalpia encontram-se diretamente associadas às energias recebidas pelo sistema na forma de calor, estas facilmente mensuráveis em calorímetros.
Conforme definida, a entalpia engloba em si não apenas a energia interna do sistema, mas também a energia armazenada no conjunto sistema-vizinhança que, absorvida pelo sistema via trabalho realizado pela vizinhança sobre esse em processos termodinâmicos que impliquem a diminuição de seu volume, também integra uma parcela de energia passível de ser extraída na forma de calor a partir do referido sistema. A entalpia mensura, pois a totalidade de energia de alguma forma atrelada ao sistema - incluindo-se nesta não apenas a energia encerrada no sistema como também a energia atrelada ao sistema em virtude das relações que este estabelece com a sua vizinhança.
2. OBJETIVO
Observar os efeitos caloríficos de uma reação, determinando a entalpia (ΔH) e a quantidade de calor desenvolvido da reação.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais e reagentes
Solução de HCl 1,5M
Solução de NH3 1,5M
NH4Cl(sólido)
Béqueres
Bastão de vidro
Pipetas
Provetas
Termômetro
3.2 Métodos
Parte experimental I:
1. Determinou-se a massa do béquer (+bastão de vidro) que serviu de vaso calorímetro
2. Mediu-se 50 mL de solução de HCl(1,5M) e 50mL de solução de NH3(1,5M)
3. Determinou-se as temperaturas iniciais das soluções com uma aproximação de 1ºc (manteu-se o termômetro 2 minutos dentro de cada solução e lavou-se bem antes da transferência de uma solução para outra).
4. Colocou-se as duas soluções no vaso calorímetro, e agitou-se e tomou-se