Comunicação Sistemica
Etimologicamente, a palavra comunicação evoluiu do verbo latino “comunicare”, que significa tornar comum, compartilhar. A comunicação não é apenas uma mensagem em movimento, é principalmente, uma consigna, um estímulo, uma ação, um comando do sujeito emissor que objetiva levar o sujeito receptor a produzir um comportamento reativo. A comunicação é, portanto, um processo de produção e compartilhamento de significados por meio da materialização de signos (FRANÇA, 2001).
Sabemos que todo processo de comunicação possui um emissor, umreceptor e uma mensagem, e tal processo é bem sucedido quando o receptor compreende adequadamente a mensagem transmitida pelo emissor, ou em outras palavras, quando um mesmo significado é compartilhado pelo emissor e pelo receptor. Comunicar, portanto, é fazer o receptor compreender adequadamente o significado de uma mensagem. A usual expressão popular “você não se comunica” é completamente equivocada, porquanto estamos, invariavelmente, nos comunicando através de vários sinais sensoriais É impossível não nos comunicarmos - até quando estamos em profundo silêncio há comunicação - mesmo quando dizemos “não quero me comunicar”, já estamos comunicando. A verdadeira questão que pode ser investigada é se o indivíduo está produzindo uma efetiva comunicação que lhe assegure os resultados e efeitos esperados, pois em toda interação humana há uma mensagem sendo enunciada que será percebida com um significado pessoal e singular.
Dois níveis de comunicação estão sempre presentes quando elaboramos as nossas experiências do cotidiano: um consciente e o outro inconsciente, fluindo na direção intrapessoal (diálogo interno) einterpessoal (comunicações externas, expressas por palavras, tonalidades de voz, expressões faciais, postura de corpo e ações físicas presentes nas nossas transações relacionais), sobretudo porque a comunicação não-verbal transporta cerca de 90% da mensagem. A linguagem nada mais é do que uma representação