Análise e parecer do controle de compras, contas a pagar e pagamento da empresa elfa
Introdução
Atualmente, num cenário de extrema competitividade, a Contabilidade Gerencial tem como objetivo atender a duas mais recentes e importantes tarefas: auxiliar a administração das empresas no controle de seus gastos internos e propiciar uma série de informações para a tomada de decisão quanto a preço, corte de produtos, adoção de novas linhas de produção, fabricação interna ou compra de determinados componentes entre outros.
A falta de organização, ocasionando transtornos a funcionários e clientes, prejudica notavelmente o desempenho da empresa, causa impactos negativos tanto em termos de lucratividade como de imagem. Com isto, a administração da empresa tornou-se responsável pela implantação de sistemas que possam controlar suas atividades, evidenciar e proteger com segurança e fidelidade o seu patrimônio. Estudos apontam que a informação Gerencial é um fator de grande importância para o sucesso da empresa, conhecendo os instrumentos de controle interno o gestor saberá que direção tomar.
Controles internos bem elaborados e executados facilitam o processo da organização, e as pessoas têm que ter consciência da sua importância à continuidade das atividades da empresa.
O objetivo do trabalho é estudar e verificar o ciclo do Controle Interno no Ciclo de Compras, Contas a Pagar e Pagamentos em determinada empresa e avaliar se as rotinas de controle interno estão sendo aplicadas corretamente e analisar os pontos críticos e falhas do controle interno nesta empresa e fazer sugestões de melhorias.
Conceito de Controle Interno
Existem vários conceitos de controle interno e também certa diversidade entre eles. As Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis – Resolução 820 de 17/12/97, item 11.2.5.1, conceitua Controle Interno como sendo:
O sistema contábil e de controles internos compreende o plano de organização e o conjunto integrado de métodos e