Computação Gráfica
A computação gráfica é a área da ciência da computação que estuda a transformação dos dados em imagem. Esta aplicação estende-se à recriação visual por intermédio de fórmulas matemáticas e algoritmos complexos. Tem a vantagem adicional de ocupar menos espaço em termos de memória.
UM BREVE HISTÓRICO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
A computação gráfica, assim como os computadores, têm grande parte de sua história relacionada com o governo norte-americano. Primeiramente, os computadores foram criados para fins bélicos, durante a 2ª Guerra Mundial, para cálculos de trajetórias de mísseis e outras funções de alta complexidade matemática. Logo em seguida, ainda sob o âmbito do governo norte-americano, alguns cientistas começaram a utilizar os computadores militares para furar papéis, a fim de imprimir gráficos de quaisquer tipos. Sem saber, esses cientistas deram os primeiros passos para o que depois se tornaria a computação gráfica.
Na década de 50, com o eventual aprimoramento dos computadores, a computação gráfica saiu da "impressão" em papel, e tornou-se mais parecida com o que conhecemos hoje. Nessa época passou-se a utilizar pontos, visualizados em um tubo de raios catódicos (CRT), para representar linhas e formas.
Na década de 60, com o aumento crescente de pessoas interessadas no desenvolvimento da computação gráfica, esta se tornou uma área muito ampla e atraente inserida na computação.
Foi nessa década, para ser mais preciso em meados de 1961, que o primeiro jogo de computador a utilizar a computação gráfica foi criado. Batizado de "Spacewar", este jogo foi criado por um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Mais tarde, em 1966, foi criado o primeiro vídeo-game, chamado "Odyssey", a ser produzido para fins comerciais. Em 1968, a "Evans & Sutherland" é fundada, sendo a primeira companhia de computação gráfica da história. Ainda em 1968, Bill Fetter, empregado da Boeing, desenvolveu o primeiro comercial