Computação grafica
Resumo: Computação Gráfica é a área da Ciência da Computação que estuda a geração, manipulação e análise de imagens, através do computador. Atualmente, é uma das áreas de maior expansão e importância que propicia o desenvolvimento de trabalhos multidisciplinares. A elaboração de aplicações gráficas se popularizou com o surgimento de placas gráficas para computadores pessoais e de bibliotecas gráficas, como OpenGL, que não exigiam conhecimentos extensivos de programação ou de hardware.
1 Introdução
A Computação Gráfica (CG) é uma área da Ciência da Computação que se dedica ao estudo e desenvolvimento de técnicas e algoritmos para a geração (síntese) de imagens através do computador. Atualmente, a CG está presente em quase todas as áreas do conhecimento humano, desde o projeto de um novo modelo de automóvel até o desenvolvimento de ferramentas de entretenimento, entre as quais os jogos eletrônicos.
Atualmente, com as facilidades disponíveis nas bibliotecas gráficas existentes, a programação das aplicações está mais simples. Por exemplo, OpenGL (Open Graphics Library), também definida como uma “interface para hardware gráfico”, é uma biblioteca de rotinas gráficas e de modelagem, bidimensional (2D) e tridimensional (3D), portável e rápida. Ela permite desenvolver aplicações interativas e gerar imagens de cenas 3D (ou conjunto de objetos), com um alto grau de realismo.
Entretanto, a sua maior vantagem é a velocidade, uma vez que incorpora vários algoritmos otimizados, incluindo o desenho de primitivas gráficas, o mapeamento de textura e outros efeitos especiais.
Este artigo procura abranger os principais conceitos e definições da CG, utilizando imagens para auxiliar no seu entendimento. Um breve histórico da área é apresentado na Seção 1.1. Alguns exemplos de aplicações e de hardware gráfico são apresentados, respectivamente, na Seção 1.2 e Seção 1.3. Já a Seção 1.4 descreve duas áreas relacionadas à CG. Uma introdução à
modelagem