Computação Grafica - Resumo Aliasing e anti aliasing
ICIBE – INSTITUTO CIBERESPACIAL
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
RESUMO “ALIASING E ANTI-ALIASING”
BELÉM, 2014
Aliasing e Anti-Aliasing
O Aliasing é o aparecimento de um certo recorte eletrônico numa imagem, que, visualmente, se assemelha com um serrilhado (um serrote). Estas imperfeições surgem na representação de algumas linhas ou partes mais esfumadas da imagem. Devem-se, normalmente, à falta de resolução do ficheiro ou de qualquer periférico do computador (como por exemplo, a impressora).
Tudo o que vemos na tela de nossos computadores, seja uma linha, um ponto ou uma imagem é formado por um conjunto de pixels, que são por definição, quadrados. Logo, ao observar uma forma circular em seu monitor, por exemplo, o que você está vendo é, na verdade, a ilusão de que suas bordas são “lisas”, quando na verdade aquilo mais lembraria uma escada, se visto de perto. O problema é que nem sempre uma tela possui o número de pixels suficiente para que essa ilusão seja perfeita, resultando muitas vezes em imagens com um aspecto serrilhado nada agradável aos olhos. Normalmente, quando estamos falando de uma imagem comum, isso não é um grande problema. Entretanto, o mesmo não se aplica para o caso de modelos tridimensionais: esses, por possuírem uma maior quantidade de detalhes, sofrem muito mais com os serrilhados. Mas é para esses casos que existe o Anti-Aliasing.
O Anti-Aliasing é um filtro, presente principalmente em jogos, que aumenta a ilusão de que uma imagem é “lisa”, “embaçando” as bordas de uma linha. Vendo de perto, a impressão é que as bordas do item estão borradas; porém, de longe a diferença de qualidade é gritante. No lugar de gerar uma imagem do mesmo tamanho que sua tela, ele faz uma versão várias vezes maior. Dessa forma, há uma quantidade muito maior de pixels para se trabalhar, permitindo que ele insira mais detalhes que antes. Depois, ele apenas redimensiona