A pintura digital e as comunidades virtuais
Resumo
Este trabalho aborda a arte digital mas não engloba todas as vertentes da área. Da arte digital fazem parte vertentes como: a manipulação de fotos, desenho digital, pixel art, video art, animação digital, modelação 3D entre outras mas o exemplo que aqui será dado é a pintura digital, que é nada mais nada menos que o acto ou resultado da pintura computacional mediada por softwares especificos.
A pintura digital como o nome indica remete aos meios digitais e faz-se através de um processo que criação por meio de softwares que simulam as ferramentas como as tintas, lápis, pincéis etc, utilizadas no meio tradicional. No desenvolver do trabalho é referenciada a evolução da arte digital, o processo de criação da pintura digital em contraposição com a arte tradicional, a sua digulgação na web e por último a importância das comunidades virtuais na exposição e na aprendizagem de tudo o que se relaciona com a arte digital.
Introdução
A atividade artística sofreu e continua a sofrer grandes influências tecnológicas ao longo da história. A arte está tão conectada aos avanços tecnológicos como qualquer outra área de conhecimento humano.
Possibilitada pelos avanços tecnológicos a arte digital ganhas novas proporções e uma das principais caracterítiscas da arte digital e que a difere da arte tradicional é a interatividade. Trabalhos de arte interativa incluem computadores e sensores para responder ao movimento , sons calor e outros tipos de estímulos. Muitas obras na internet ou projetos artísticos ou o Google art project são consideravelmente interativas , fazendo com que o usuário navegue na página por meio de cliques ou hiperlinks, aceitando que a participação da audiência local ou não altere o curso da obra.
Quem trabalha com as artes interativas, são a linha da frente na exploração da interatividade, muitos artistas acolheram as novas formas interfaces e