Compressor Multicelular de Palhetas
Pneumáticos
Compressor Multicelular de Palhetas
Compressor
O compressor é basicamente um equipamento eletromecânico, capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar.
Compressor Rotativo Multicelular
Em um compartimento cilíndrico, com abertura de entrada e saída, gira um rotor com palhetas que está alojado excentricamente. Devido à excentricidade do rotor, há uma diminuição no tamanho dos compartimentos, assim, gerando certa pressão.
O compressor de palhetas só possui um rotor, contrariamente ao compressor roots. Os eixos do rotor e da parte fixa são paralelos com uma pequena excentricidade.
Esta é responsável pela existência de volumes variáveis durante o movimento de rotação.
Esta é responsável pela existência de duas câmaras, uma de admissão e outra de compressão.
Neste tipo de compressores, a compressão é efetuada por diminuição dos compartimentos, comprimindo assim o ar contido no seu interior.
O compressor ao lado possui oito palhetas que se deslocam contra o corpo interno do estator por ação da força centrífuga originada pelo movimento de rotação, criando oito volumes. O volume de ar admitido na fase de entrada é transportado para espaços que são gradualmente reduzidos quando o rotor se move no sentido dos ponteiros do relógio.
Como é típica na compressão volumétrica, a pressão aumenta quando há redução de volume.
Para evitar o atrito entre o estator e as palhetas, a unidade é lubrificada e, portanto, a película de óleo existente entre as peças móveis e o referido corpo fixo garante que não haja contato metálico. Palhetas rotativas com rotor excêntrico:
1-Palheta
2-Rotor
3-Carcaça
4-Entrada de líquido
5-Câmara de medição
6-Saída de líquido).
Vantagens
As vantagens deste compressor estão em