Compressores para ar comprimido
Este trabalho é sobre tipos de compressor para ar comprimido, que é basicamente um equipamento eletro-mecânico, capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar. Existem vários tipos de compressores usados em indústrias farmaceuticas, alimentícias, químicas, automobilísticas e muitas outras indústrias, cada indústria tem um compressor apropriado para exercer seus trabalhos.
Os tipos de compressores são: compressores de êmbolo, nele contido compressor de pistão, compressor de pistão com dois ou mais estágios, e compressor de membrana; compressores rotativos, nele contido compressores multicelulares, compressores duplo parafuso ou duplo eixo, compressor tipo roots; e turbo compressores, em que contém ou compressor axial, ou compressor radial.
As características físicas de um compressor podem variar de acordo com a atividade que ele desempenhará na indústria.
2. DESENVOLVIMENTO
O compressor é basicamente um equipamento eletro-mecânico, capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar.
Os Tipos de Compressores
Existem os mais variados tipos de compressores, cada um desempenha sua função pré – determinada no sistema. A seguir veremos os tipos mais detalhadamente.
Compressores de Êmbolo – Curso Linear (compressor de êmbolo e compressor de membrana).
Compressores Rotativos (multicelular de palhetas, de parafusos helicoidais e compressor tipo roots).
Turbo – Compressores (radial e axial).
Compressores de Êmbolo
Compressor de Pistão – este compressor contém um êmbolo que produz movimento linear. Ele é apropriado para todos os tipos de pressões, ele pode atingir milhares de kPa.
Compressor de Pistão de 2 ou Mais Estágios – este