Mecânica
Acústica: Esta é a parte mais importante! Se o lugar onde você vai colocar o som é bem firme, como uma casa com paredes grossas, o som vai render MUITO bem, porém, se você vai colocar em um carro, é bom reforça-lo, trabalhar seu porta-malas para ficar uma “Rocha” ou seja, quanto mais firme e duro ficar, melhor o som vai render tanto dentro como fora do mesmo!
Em sons fortes, é comum usarem espuma expansiva, madeira grossa e até cimento! Temos que imaginar que o som é a movimentação de ar, e ar é matéria, então quanto melhor você refletir este ar, mais forte o som vai sair! Resumindo, uma superfície lisa e bem firme/dura, vai refletir melhor, por isso é aconselhável além da caixa de som ser bem montada e parafusada, passar alguma resina internamente para melhorar a acústica da mesma! Já para o local que vai ser colocado o alto falante, é bom também fazer acabamentos priorizando a acústica, ou seja, bem reforçados!
Há também no ramo profissional principalmente, truques para melhorar a acústica, como a lã de vidro e outros materiais que absorvem o ar, colocados internamente na caixa de graves para dar sensação de profundidade ou também em médio-graves para deixar o timbre da voz melhor!
Espessura da Madeira: O mais aconselhável é sempre sobrar do que faltar, por isso muitas vezes indicamos madeira de 18mm para falantes de 500w, pois a acústica seria melhor do que uma madeira de 15mm. Quanto ao TIPO da madeira, normalmente em som automotivo é usado MDF, que é mais pesado, tem boa acústica mas infelizmente pega muita umidade, por isso em sons profissionais que costumam pegar até chuva é mais usado o compensado naval, que se for de boa qualidade não vai deformar com a chuva!
Também existem compensados de alta qualidade, pois possuem mais lâminas ou camadas de madeira dentro da mesma espessura de outros comuns, e quanto mais lâminas melhor a madeira, mais resistente! Outro Truque é deixar metade das chapa originais sem