Compressores e Ar comprimido
Classificação Quanto a Aplicação
As características físicas de um compressor podem variar muito de acordo com atividade que ele desempenharáClassificação Quanto a AplicaçãoAs características físicas de um compressor podem variar muito de acordo com atividade que ele desempenhará como podemos ver nas seguintes categorias
•Compressores de Ar para Serviços Ordinários
•Compressores de Ar para Sistemas Industriais
•Compressores de Gás ou de Processo
•Compressores de Refrigeração
•Compressores para Serviço de Vácuo
Os compressores de ar para serviços ordinários são fabricados em série, visando baixo custo inicial. Destinam - se normalmente a serviços de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas máquinas pneumáticas, etc.
Os compressores de ar para sistemas industriais destinam-se às centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. Embora possam chegar a ser máquinas de grande porte e custo aquisitivo e operacional elevados, são oferecidos em padrões básicos pelos fabricantes. Isso é possível porque as condições de operação dessas máquinas costumam variar pouco de um sistema para outro, há exceção talvez da vazão.
Compressores de Gás ou de Processo podem ser requeridos para as mais variadas condições de operação, de modo que toda a sua sistemática de especificação, projeto, operação, manutenção, etc... depende fundamentalmente da aplicação. Incluem - se nessa categoria certos sistemas de compressão de ar com características anormais. Como exemplo, citamos o soprador de ar do forno de craqueamento catalítico das refinarias de petróleo ("blower do F.C.C."). Trata-se de uma máquina de enorme vazão e potência, que exige um concepção análoga à de um compressor de gás.
Os compressores