Compressores x Bombas
- Compressor de Êmbolo
- Compressor de Membrana
Compressor Rotativo
- Compressor Multicelular de Palhetas
- Compressor de Parafusos Helicoidais
- Compressor de Hoots (Roots)
Turbo Compressor
- Turbo Compressor Radial
- Turbo Compressor Axial
Compressores
Compressores são máquinas que elevam a pressão de certo volume de ar, levando em conta condições atmosféricas, até uma determinada pressão, que é dada de acordo com a necessidade do circuito pneumático.
Compressores de êmbolo com movimento linear:
É apropriado para compressões de baixas, médias e altas pressões. É dividido entre compressor de êmbolo e compressor de Membrana:
Compressor de êmbolo:
Compressores de êmbolo trabalham conforme o princípio de compressão. Com estes compressores podemos comprimir praticamente todos os gases. Eles atingem pressões elevadas de até 2000 bar.
Compressores estão disponíveis com um ou vários cilindros assim como nas versões de um nível ou vários. Os compressores com múltiplos cilindros são utilizados para volumes elevados, os compressores de vários níveis para pressões elevadas.
Ele é mais utilizado, pois se enquadra a qualquer tipo de pressão.
Aplicação:
Starter para motores
Na indústria de alimentos e farmacêutica
Na manufatura
Compressor de Membrana:
Ele é parecido com de pistão, mas o ar não entra em contato com as partes móveis, pois ele é separado por uma membrana, assim o ar não é contaminado com os resíduos do óleo. Estes compressores são utilizados nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas.
Uma membrana separa o êmbolo da câmara de trabalho, sendo que o ar não tem contato com as peças móveis. Portanto, o ar comprimido está isento de resíduos de óleo.
Aplicação:
Em indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas.
Compressores Rotativos
Utilizam um processo mecânico que comprime o ar por meio da movimentação de espirais internas que aumentam a sua energia cinética do