galileu galilei
Com os seus 17 anos voltou para a sua cidade e ingressou na Universidade de Pisa, para estudar Medicina. Passado 4 anos deixou esse curso para se dedicar ao estudo da física, da astronomia e da matemática.
Em 1589, com apenas 25 anos foi nomeado professor de Matemática da Universidade de Pisa. Em 1592 tornou-se professor na Universidade de Pádua, onde permaneceu até aos 43 anos. Aqui efectuou diversas descobertas. Umas das invenções foi a do termoscópio e do telescópio.
Galileu, começou as suas observações em 1609, e em Março de 1610 ele publica os seus resultado e as suas observações na sua obra “Sidereus Nuncius” (Mensageiro das estrelas). Essa obra em poucas páginas viria a ser uma das mais importantes da História da ciência. Nela, Galileu apresenta a superfície da Lua como sendo irregular, com montes e crateras; apresenta a descoberta dos 4 satélites de Júpiter, a que ele chamou de “estrelas de Médicis”; apresenta ainda a descoberta que a Via Láctea é na realidade constituída por um enorme número de estrelas que não podem ser distinguidas a olho nú.
Mais tarde, depois da publicação do Sidereus Nuncius,Galileu descobriu outras descobertas, nomeadamente a descoberta das fases do planeta Vénus e a descoberta das manchas solares. As suas descobertas apoiavam o modelo cosmológico do heliocentrismo. O sistema heliocêntrico é aquele em que a Terra orbita em volta do Sol, e não o contrário. Galileu foi um forte defensor do sistema heliocêntrico, sistema essa já anteriormente defendido pelo astrónomo Nicolau Copérnico. Naquela altura o modelo cosmológico aceite na época era o geocentrismo, ou seja, a Terra está no centro do Universo. Tanto o Sol, como a Lua, os planetas e até as estrelas orbitam em torno da Terra.
Em 1616, a