Compreendendo as diversidades
Carla Daniele Lanser
Prof. Aline Ayres
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (Ped 0417)
14/12/2012
RESUMO
O nosso povo é rico em cultura e adversidade. Temos, durante muito tempo, adquirido conhecimentos que se acumulam e nos enriquecem, pois somos um povo miscigenado por diversas raças. Porém ainda lutamos contra a desigualdade e o preconceito, não somente racial, mas também social. É um dever de todos os cidadãos lutarem por um mundoque dá a importância necessária as manifestações culturais e as pessoas que convivem ao nosso lado. A educação tem que incluir em seu currículo formas de combater o preconceito e de valorizar a nossa cultura. Formando pessoas que se orgulham de pertencer a um país tão diversificado.
Palavras-chave: cultura, diversidade, preconceito, valorizar.
1 INTRODUÇÃO
As pessoas são muito diferentes em sua totalidade, como por exemplo, forma física, crenças religiosas, opiniões e valores. Temos diversidades no mundo que nos rodeia e gostamos de ser aceitos e respeitados pelo que somos. Buscar ultrapassar as barreiras do preconceito é um grande desafio não somente para a educação, mas também para a humanidade. A pluralidade cultural oferece oportunidades aos alunos, de conhecerem suas origens e tornarem-se seres sociais propiciando compreender o seu valor e de todos que os rodeiam. Através da mesma passam a lidar com as diferenças de forma consciente respeitando todos que não são considerados aceitos pela sociedade.
2 PLURALIDADE CULTURAL
Nosso país é diversificado e rico em culturas. As pessoas possuem opiniões e convicções que precisam ser trabalhadas para uma boa convivência em sociedade. Segundo o site Web Artigos (08/20012) “O ser humano não nasce acabado e pronto para viver. Ao contrário, precisamos de cuidados, orientação e ensinamentos, ou seja, só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras