Compras organizacionais - situações
SITUAÇÕES DE COMPRA
As empresas não se limitam a vender, elas também compram várias quantidades de matérias-primas, componentes manufaturados, instalações e equipamentos, suprimentos e serviços. Alguns desses materiais e serviços são transformados em bens e serviços para serem oferecidos aos clientes. Outros são utilizados para auxiliar a empresa a operar, como por exemplo, óleo lubrificante para equipamentos. Este tipo de material não faz parte do produto ou serviço final, mesmo assim é necessário para a produção, por isso é importante que a empresa tenha conheça suas necessidades, os recursos e os procedimentos de compra.
[pic]
O comportamento do comprador organizacional é muito mais um processo do que um ato ou evento isolado. De fato, as compras organizacionais envolvem diversos estágios e cada um deles gera uma decisão. O processo de decisão pode variar de um estágio para outro à medida que diversas pessoas da organização entram ou saem do processo de compras. Esse processo pode assumir configurações diferentes, conforme o tipo de compra e as características da organização.
Recompra direta: É o tipo mais simples e mais comum de compra organizacional. Envolve a repetição rotineira da encomenda de um produto do mesmo fornecedor. As organizações que usam recompras diretas são experientes na compra desses produtos, tem uma necessidade constantes e fornecedores regulares para o produto. Algumas dessas empresas já têm até sistemas que repetem esses pedidos em certos intervalos de tempo. Essa abordagem é rápida, requer pouco tempo e esforço dos funcionários. Para conservar os clientes que usam recompras direta, os fornecedores precisam manter ou melhorar a qualidade do produto e a confiabilidade do serviço para que os clientes continuem satisfeitos. Recompra direta é comum entre organizações que usam estoque just-in-time, um sistema de reabastecimento de materiais para produção ou bens