Compras eletrônicas
Conceito:
O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação tem possibilitado que várias tarefas sejam realizadas, por empresas e governos, de modo mais ágil, transparente e eficiente. Uma das atividades onde isto é mais visível é a aquisição de bens e serviços.
Os sistemas de e-procurement envolvendo relações entre firmas (B2B) passaram de sistemas eletrônicos privados dedicados de troca de dados que ligavam, com altos custos, algumas firmas a alguns clientes e fornecedores, para sistemas baseados no protocolo Internet, mais abertos e baratos. O estágio mais avançado desse processo é a criação de bolsas eletrônicas, onde são realizados leilões reversos por meio da Internet, para a aquisição dos mais variados tipos de bens e serviços.
Mercado eletrônico público: são mercados de propriedade e desenvolvimento independentes, frequentemente fundados por investidores de capital de riscos. Estes mercados são nutridos e tem como objetivo a busca e a clarificação de preços. Eles provem um fórum para listar os fornecedores ou a demanda por produtos ou serviços específicos num esforço para citar transparência no mercado.
Mercados eletrônicos patrocinados por indústrias: são mercados de propriedades e desenvolvimento conjunto por duas ou mais empresas pertencentes a uma mesma indústria. As funcionalidades neles incluídas são para atender qualquer necessidade da cadeia de valores e são úteis para gerenciar a cadeia de suprimentos das empresas pertencentes a esta indústria.
Mercados eletrônicos privados: são mercados de propriedade de uma empresa que usa o mercado para se relacionar cm os seus fornecedores. O nome do mercado está normalmente associado ao nome da empresa ou a sua marca principal. Estes mercados são do tipo um para muitos e tem como objetivos principais gerenciar, monitorar e otimizar os processos da cadeia de valores da empresa com os principais parceiros, um exemplo seria o walmart ou my alcoa e entre outros.
Tipos: