Compras eletronicas
Muitas empresas realizam grandes volumes de compras de materiais diretos e indiretos. Os materiais diretos são aplicados na produção ou revendidos. Os indiretos, como ativos imobilizados, materiais de manutenção, materiais de escritório e viagens não são revendidos nem aplicados em produtos.
Atualmente as empresas dispõem de diversas formas para realizar compras de modo eletrônico:
*uso de catálogos eletrônico (e-procurement)
*automação de solicitações de cotações e colocação de ordens de compra
*processos de leiloes em portais privados e públicos
13.5.1 Compras por catalogo (e-procurement)
Como o suporte oferecido pelos sistemas ERP às compras de materiais “não produtivos” normalmente é deficiente, para processar requisições e gerar pedidos de forma eficiente, os sistemas ERP exigem dados cadastrais e de preços de produtos que serão adquiridos.
As soluções de e-procurement buscam mudar esse aspecto, implementando procedimentos como:
*Uso de catálogos de matérias e de tabelas de preços mantidos pelos fornecedores, porém sob controle do computador;
*Colocação de requisição de compra pelo próprio interessado;
*Automação dos processos de aprovação da requisição, cotação e de colocação do pedido de compras para fornecedores.
Os benefícios associados ao uso de e soluções e-procurement têm duas origens, a redução de custos dos materiais comprados e a redução dos custos do processo de compras em si.
13.5.2 Automação de compras
A automação do processo de compras envolve a simplificação dos procedimentos de solicitação de cotações de preços e condições e da colocação e confirmação de pedidos de compra:
*O comprador prepara o processo de cotação, definindo os materiais que serão adquiridos, as quantidades, datas de entrega e outros dados relevantes.
*As cotações podem ser abertas ou fechadas. Quando a cotação é aberta, os dados são enviados eletronicamente ao portal (marketplace) público, que as encaminhará