Compostos Org Nicos
Aline Féboli
Definição de química orgânica:
A expressão Química Orgânica teve origem no séc. XVIII quando se acreditava que os compostos de carbono só poderiam ser obtidos de organismos vivos.
Em 1828, Friedrich Whöler (1800-1882), derruba a Teoria da
Força Vital ao sintetizar pela primeira vez a ureia [CO(NH2)2].
Whöler abre a porta à síntese orgânica.
Em 1858, Friedrich August Kekulé von Stradonitz(1829-1896) define Química Orgânica como a parte da Química que estuda compostos de carbôno.
Exemplos de compostos orgânicos: Cadeia Carbônica
Estrutura formada por átomos de carbono e também pelos heteroátomos que estejam posicionados entre esses carbonos. Fórmulas estruturais simplificadas Classificação dos carbonos: Classificar um carbono significa dizer a quantos outros carbonos ele se encontra ligado na cadeia carbônica.
Carbono primário: ligado a um ou a nenhum outro carbono.
Carbono secundário: ligado a dois outros carbonos. Carbono terciário: ligado a três outros carbonos.
Carbono quaternário: ligado a quatro outros carbonos. Classificação dos carbonos: Benzeno e compostos aromáticos: Compostos aromáticos: substâncias que possuem anel benzênico em sua estrutura.
Benzeno e compostos aromáticos: Classificação das cadeias carbônicas: Classificação das cadeias carbônicas: Subdivisões dos hidrocarbonetos
Metano:
Propano e butano
Nomenclatura de compostos orgânicos: Hidrocarbonetos saturados: Hidrocarbonetos insaturados Hidrocarbonetos insaturados: Hidrocarbonetos insaturados: Hidrocarbonetos cíclicos:
Nomes dos principais grupos orgânicos: Nome dos principais grupos orgânicos: Nome dos principais grupos orgânicos: Conceito de cadeia principal: Maior sequência de carbonos que contenha as ligações duplas e triplas (se existirem). Em caso de duas sequências igualmente longas, é a mais ramificada. Os carbonos que não fazem parte da cadeia principal pertencem às
ramificações.