Trabalho De Seminario Novo 1 1
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
O SIGNIFICADO DA ARQUITETURA E A DELIMITAÇÃO DE SUA ESSÊNCIA
Seminário de Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Prof. Antônio Rocha Jr.
Amanda Macêdo Lacerda
Bárbara Campêlo Rocha
Marina de Sousa Santos
Rafaela Macêdo Vasconcelos
FEVEREIRO/2015
FORTALEZA, CE
Sumário:
1. Introdução
2. Contexto histórico da Arquitetura.
3. O significado da arquitetura e a delimitação da sua essência.
3.1 Triade Vitruviana
3.2 Definições modernas
4. Conclusão.
5. Referências
6. Bibliografias
1. Introdução:
Nesse trabalho será falado sobre o contexto histórico da arquitetura e como se deram as primeiras obras arquitetônicas, tendo em vista o contexto social, exaltando também, os primeiros estudiosos que passaram a definir um significado para a arquitetura, como Vitrúvio e sua grande obra, a qual destacamos, a tríade vitruviana, que contextualiza os pilares básicos de uma obra arquitetônica, isto é, fatores que caracterizam uma construção, definindo cada um deles e ilustrando-os.
Logo mais, será respondido, com a visão de grandes arquitetos, a pergunta “O que é arquitetura?”, demonstrando diferentes conceitos.
Por fim, será demonstrado conceitos que e relacionam com a tríade e exemplificar como a arquitetura pode influenciar na sociedade, se adequando às adversidades do meio natural, para maior conforto e segurança da sociedade.
2. Contexto Histórico da Arquitetura
A princípio, a terra era algo coletivo e não haviam delimitações, mas, com os avanços dessas sociedades, o homem precisou construir ambientes que atendessem às necessidades desse novo estilo de vida, como um espaço para repouso, trabalho e, em alguns casos, adoração de deuses. As civilizações foram se expandindo e começaram a surgir as primeiras comunidades e, posteriormente, as cidades. Depois, ao enfatizar as necessidades desses povos, iniciaram as primeiras profissões, entre elas, a