Relat Rio1 PH E Tamp O
1563 palavras
7 páginas
Universidade Federal de GoiásInstituto de Ciências Biológicas
Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Relatório Aula prática I pH e Tampão
Goiânia, 18 de Março de 2015
Universidade Federal de Goiás
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Relatório Aula prática I pH e Tampão
Este trabalho foi dirigido pela Professora Fabrícia da disciplina de Biofísica com a intenção de obtenção de nota do curso de graduação de Ciências Biológicas.
Graduandas: Amanda Alves Melo
Júlia Pereira Lima Cardoso Machado
Goiânia, 18 de Março de 2015
INTRODUÇÃO
O produto iônico da água, kw, é a base para a escala de pH. É um meio conveniente de designar a concentração de H+ em qualquer solução aquosa no intervalo de 1,0 mH+ e 1,0 mOH-. O termo pH é definido pela expressão:
Soluções com pH 7 são neutras. Soluções com um pH maior que 7 são alcalinas ou básicas, a concentração de OH- é maior que a de H+. Inversamente, soluções tendo um pH menor que 7 são ácidas.
O pH de uma solução aquosa pode ser medido por aproximação usando vários tipos de indicadores coloridos que passam por uma mudança de cor quando um próton se dissocia da molécula colorida.
Quase todos os processos biológicos são dependentes do pH; uma pequena mudança no pH produz uma grande mudança na velocidade do processo.
Tampões são sistemas aquosos que tendem a resistir a mudanças de pH quando pequenas quantidades de ácido (H+) ou base (OH-) são adicionadas. Um sistema tampão consiste de um doador de prótons (ácido fraco) e seu aceptor de prótons (base conjugada).
O tamponamento resulta do equilíbrio entre duas reações reversíveis ocorrendo em uma solução de concentrações quase iguais de doador de prótons e de seu aceptor de prótons conjugado. Sempre que H+ e OH- é adicionado em um tampão, o resultado é uma pequena mudança na razão das concentrações relativas dos ácidos fracos e seus ânions e, portanto, uma pequena mudança no pH. O decréscimo na