Compostos org nicos vol teis
Centro de Ciências Tecnológicas.
Departamento de Engenharia Química.
Curso de Engenharia Química.
Disciplina: Química Orgânica IV.
Professor: Edesio Luiz Simionatto.
Acadêmico: Sirlei Campolin Gonçalves
Compostos Orgânicos Voláteis.
Blumenau
2013
Introdução.
Entre as impurezas do ar, os Compostos Orgânicos Voláteis (COV) além de encontrar-se em grandes porcentagens são importantes poluentes atmosféricos. Estes são gerados por fontes naturais, ou antrópicas, tais como atividades industriais, residências, produção de energia, combustões, evaporações, etc. Os COV têm impactos sobre todo o ecossistema, sendo que diversos deles causam efeitos tóxicos, contribuem para a degradação da qualidade do ar, ou ainda participam de reações complexas, que favorecem a formação de ozônio na troposfera e aumento do efeito estufa.
Do ponto de vista ambiental, torna-se imprescindível o controle da emissão de gases poluentes na atmosfera, pois mesmo sendo lançados no ar, são capazes de alterar todo o ecossistema de maneira global. Assim, é importante identificar e quantificar os compostos de maneira confiável para, posteriormente, aplicar técnicas de tratamentos adequadas.
Compostos orgânicos voláteis (VOC’s)
Volatilidade se refere a uma grandeza que está relacionada à facilidade de uma substância passar da fase líquida à fase vapor. O termo composto orgânico volátil (COV) é empregado para denominar os compostos orgânicos que se evaporam rapidamente à temperatura ambiente. Os compostos orgânicos voláteis são potencialmente tóxicos, muito móveis e dissolvem-se muito facilmente. Os compostos orgânicos voláteis (VOCs) pertencem a uma classe de substâncias na qual o carbono esta ligado ao hidrogênio ou a outros elementos, e cuja pressão de vapor na temperatura ambiente é maior que 0,01 psia (0,0007 atm) e ponto de ebulição vai até 260oC. A maior parte dos compostos orgânicos